top of page
  • Foto do escritorAno Social

ABRIL/2020 (Marcos Vinicius)

Atualizado: 7 de mai. de 2020

Queridos amigos e familiares, primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo longo tempo sem escrever meu relatório, mas neste mês decidi escrever algumas das experiências que vivi até aqui.



Bom, gostaria de começar falando da neve que foi uma das experiências mais marcantes que já vivi. Poder sentir, tocar e ver pessoalmente foram algo que me cativou e me emocionou, tendo em vista que eu nunca imaginei que iria ver isso.

Ainda me lembro como se fosse hoje, estava eu no Jardim de Infância quando começaram a cair os primeiros flocos de neve, nesse momento fiquei “boquiaberto”, com tudo aquilo que estava acontecendo. No caminho para casa dentro do ônibus, não conseguia acreditar em tudo em que eu estava vendo. Quando cheguei na cidade onde eu moro, estava tudo coberto de neve, neste exato momento recebi uma ligação do Paulo, que me perguntou se eu já estava em casa e tinha visto aquele tanto de neve. Decidimos então sair para rua para fazer tudo àquilo que só víamos em filmes, as pessoas nas ruas ficavam olhando para gente e certamente estavam se perguntando o que nós estávamos fazendo, e por que estávamos tão felizes. E realmente, foi maravilhoso esse momento, fez-me sentir vivo, nunca mais me esquecerei desse dia.





CARNAVAL: Esta foi uma data que eu não via a hora de chegar, por ouvir as pessoas falando o quanto essa data era importante aqui na Alemanha. Achei muito interessante o quanto eles amam o carnaval, toda a família participa, as pessoas andam todas fantasiadas em qualquer lugar. A todo o momento as pessoas estão se cumprimentando pelas ruas, com a palavra “Helau” que não há tradução para o português. Um dos momentos mais interessantes que vivi no carnaval aqui foi na cidade onde eu trabalho (Nieder-Olm) onde o prefeito entrega a chave da cidade para os carnavalescos, abrindo assim oficialmente o carnaval na cidade. Os desfiles são muito interessantes (é um pouco parecido com o nosso desfile de 7 de setembro no Brasil), as pessoas todas fantasiadas e cantando músicas tradicionais, e todos ao redor cantando junto. Achei bem diferente do carnaval brasileiro, mas sem dúvidas foi muito divertido também.


Logo após todos esses acontecimentos que acima relatei, começaram a surgir os casos do Covid-19 aqui na Alemanha, nesse momento foi muito complicado, lembro-me do primeiro dia do isolamento social, eu liguei para o Paulo e ele também havia recebido a mesma notícia que eu havia recebido no Jardim de Infância, onde falava que os Jardins de Infância iriam fechar, e que nós devíamos ficar em casa para preservação da saúde. Ficávamos nos perguntando se isso estava mesmo acontecendo, pois não tem como acreditar que algo dessa proporção poderia acontecer no mundo inteiro a não ser em filmes. Mas, infelizmente aconteceu. Fiquei por 5 semanas em casa, afastado do Jardim de Infância.

Faz uma semana que voltei ao trabalho, mas com regras de isolamento rigorosas, que todos os trabalhadores e até mesmo as crianças do Jardim de infância devem seguir. A principal regra é a do distanciamento que tem que ser respeitado, isso se torna muito difícil, já que se trata de crianças com até 6 anos de idade, mas algo que facilitou é a quantidade reduzida de crianças. Na rua, caso o distanciamento não seja cumprido, e forem flagradas pelas autoridades, as pessoas estão sujeitas a pagar uma multa que não é muito barata. A partir do dia 27 de abril, segunda-feira, só se é permitido entrar em transportes públicos, supermercados e etc., com o uso de máscaras. Seguimos dias complicados aqui, mas com força e fé que tudo isso logo irá passar.

PRIMAVERA NA ALEMANHA:



Essa sem dúvidas é a estação mais bonita do ano. Tudo está verde e florindo, o tempo é ótimo. Saí várias vezes para caminhar junto com o Paulo, onde pudemos conversar bastante sobre tudo o que estava acontecendo. Agradeço muito ao Paulo por estar sempre por perto nesse momento que seria muito solitário para mim, pois o fato de morar sozinho as vezes se torna um pouco complicado em meio a crises como a que está acontecendo, e também agradeço a família Hoffman que sempre vem me acolhendo de uma forma extraordinária fazendo com que eu não me sinta sozinho. Agradeço a essa família por todo o carinho demonstrado a mim.



Também aos meus amigos no Brasil, um grande abraço e um muito obrigado por sempre me darem forças para continuar nessa caminhada. Até o próximo relatório. #AnoSocial



SAUDAÇÕES A TODA MINHA FAMÍLIA E AMIGOS!


Zornheim, 01 de Maio de 2020


Marcos Vinicius Bezerra Vieira

(Freiwilliges Soziales Jahr)

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page