top of page
  • Foto do escritorAno Social

2 Meses em solo alemão


Marcos Vinicius em Rheingoldhalle - Mainz - Foto: Paulo Henrique

Hoje, dia 19 de outubro de 2019, completo exatos dois meses em solo Alemão. Até chegar neste ponto não foi uma tarefa fácil, mas com fé em Deus e muita garra, aos poucos, estou conseguindo. Essa não foi uma decisão muito fácil, mas cada um sabe quais são seus objetivos e suas metas de vida. Quando tomei essa decisão e fiz minha inscrição para participar de um ano voluntário social na Alemanha, já tinha em mente que era o melhor que um jovem de 21 anos que ainda tem muito tempo para tomar decisões boas ou ruins poderia fazer. Aprendi que para alcançar objetivos temos que “quebrar a cara” às vezes e, se chegar ao final de ano social eu entender que quebrei a cara, posso ao menos dizer que tentei.

Chegando aqui, vi que esse é de longe um ótimo caminho a se percorrer, aprender outro idioma, conhecer uma nova cultura e aprender novos costumes e estilos de vida, tudo isso só tem a somar para o meu crescimento intelectual. No primeiro mês, tive muita dificuldade para me acostumar com tudo, o fato de estar em outro país onde se é falada uma língua totalmente diferente da sua, é muito difícil e ainda soma-se a este o fato de ter que morar sozinho, o que, muitas vezes, me tira o sono, já que é uma experiência que eu não havia tido até aqui. Além disso, estar tão longe de casa me assombra ainda mais, mas aos poucos vou conseguindo me acostumar com a rotina e as responsabilidades que estão surgindo no decorrer do caminho. Tenho ciência de que barreiras foram feitas para serem quebradas e problemas serem resolvidos, então procuro sempre focar na solução dos problemas e não deixar me levar por eles.

Meu serviço social é realizado em um KiTa (Jardim de Infância Católico), da cidade de Nieder-Olm, lá trabalho em um Grupo de crianças de 3 a 6 anos e ajudo em algumas atividades do local. Para mim, está sendo uma ótima experiência de vida, já que nunca tive um contato tão forte com tantas crianças. No início fiquei com um pouco de receio em trabalhar com crianças, já que necessita de muita responsabilidade e atenção, mas hoje isso já não é mais um desafio para mim, porque como eu disse antes: temos que focar na solução dos problemas e não nos deixar levar por eles. No jardim de infância não demora muito para se acostumar com a rotina, tudo vai acontecendo de forma espontânea, natural. Gosto muito de trabalhar nesse lugar onde os colegas de trabalho e as crianças são excepcionais e muito acolhedoras. Tive muita sorte neste ambiente, pois encontrei aqui no KiTa uma moça que veio de Portugal e me ajuda da melhor forma possível, ela acabou se tornando uma mãe para mim lá dentro.

Além do serviço realizado no Jardim de infância, às quartas-feiras realizo um serviço voluntário no projeto Brotkorb, que tem por objetivo ajudar pessoas que não têm condições de comprar alimentos e roupas. O projeto é formado por uma equipe de Senhores e Senhoras aposentados que exercem um trabalho voluntário, o que, ao meu ver, é de suma importância, pois sem eles seria impossível esse projeto funcionar com tanto sucesso.

Com fé, força de vontade e determinação pude concluir esses 2 meses de 12, ainda tenho 10 meses pela frente. Gostaria de agradecer aos meus amigos e principalmente à minha família, pelo apoio que tem me dado nessa caminha que ainda está apenas no início, gostaria de agradecer também às pessoas chave aqui na Alemanha, as quais não têm medido esforços para me ajudar sempre que eu preciso. Que venham os próximos 10 meses.#AnoSocial


Autor: Marcos Vinicius

Revisado por: Ana Maria Dias Miranda e Roseli Batista de Jesus

76 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page